As estratégias de publicidade online precisam de despesas consideráveis. CPM, combinado com CPC (custo por clique), CTR (taxa de cliques) e outros, são as melhores métricas para avaliar a eficiência dos esforços em geração de leads que os profissionais de marketing realizam.
O custo por impressão (CPM) é uma das métricas destinadas a demonstrar a eficácia das campanhas de marketing online. Quanto mais baixas as taxas de CPM, mais eficaz e otimizada é a campanha de marketing.
A abreviatura CPM pode ser intercambiável com “cost per mille”. Com a ajuda dessa métrica, você pode calcular os custos para cada mil (da palavra latina – mille) impressões de anúncios. A exibição de cada anúncio é medido como uma impressão. Se as exibições de anúncios forem contadas com base no CPM, um anunciante terá que pagar por cada mil visualizações de anúncios.
O CPM ajuda a ficar de olho nas despesas realizadas em termos de campanhas digitais como:
Em 2019, o melhor CPM era oferecido pelo Facebook. Outras redes sociais são apresentadas a seguir no gráfico.
O CPM ajuda a:
O modelo de cálculo de preço de CPM é muito semelhante às vendas de anúncios para impressão. Existe um preço fixo para o número acordado de exibições de anúncios. A fórmula de CPM permite que os profissionais de marketing escolham lados com os custos de publicidade mensais (trimestrais, anuais) desejados. É apresentado a seguir:
CPM = Valor total gasto / Total de impressões de anúncios medidos х 1.000
Isso significa que a taxa de CPM é formada usando a proporção de um custo fixo para um conjunto de anúncios, pelo número de vezes que o anúncio foi mostrado na página. É preciso multiplicar o resultado por mil e levar isso em consideração para o planejamento de uma nova campanha.
Com a ajuda dessa fórmula, tanto o custo total da campanha publicitária quanto a quantidade de impressões desejadas podem ser contados. Você só precisa modificar a fórmula original:
Valor total gasto = Total de impressões / 1.000 x CPM
Total de impressões = Valor total gasto / CPM x 1.000
Vamos dar uma olhada em um dos exemplos. Um anunciante deseja permanecer dentro de um orçamento de US $200 e obter 10 mil visualizações de anúncios no recurso de mídia online de maior classificação. O cálculo será o seguinte:
CPM = $200 / 10.000 х 1.000
CPM = $20
Isso significa que mil exibições de anúncio custarão $20.
O próximo exemplo mostra como calcular o número total de impressões se o custo da campanha de marketing digital e a taxa de CPM forem fixos. Um profissional de marketing conta com um orçamento de $300. Eles estão prontos para pagar $20 por mil impressões. O número total de visualizações de anúncios será o próximo:
Total de impressões = $300 / $20 х 1.000
Impressões totais = 15.000
É importante notar que o CPM não é usado apenas para campanhas de publicidade em mídia social e estratégias de marketing para promoção na Internet. Também pode ser uma parte essencial dos preços em e-mail marketing.
No e-mail marketing, CPM representa o custo por mil mensagens de email enviadas. Deve-se observar que isso geralmente cobre taxas de licença, hospedagem de imagens e outros serviços. Um exemplo de cálculo de CPM para um orçamento de $100 e 5 mil impressões desejadas é o seguinte:
CPM = $500 / 20.000 х 1.000
CPM = $25
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CPC é um modelo de cálculo de preço quando um anunciante paga por cada exibição de anúncio. Isso significa que as ações do usuário são mais importantes. Os profissionais de marketing não precisam pagar por impressões de anúncios se os visitantes do site não clicarem no anúncio oferecido.
Embora o CPC seja um modelo de publicidade de preços mais lucrativo, ele não está isento de deficiências:
Em comparação com o CPC, o CPM é adequado para muitas estratégias de marketing. É recomendado para usar o modelo de preços de CPM se:
A maioria dos profissionais de marketing tendem a acreditar que as taxas CPC e CPM devem ser as mais baixas possíveis. Nesse caso, a campanha publicitária pode não atender às expectativas e esforços que precisam ser feitos.
Mas vale ressaltar que existe uma gama de campanhas de marketing com geração de leads voltadas para o CLV (clientes com alto lifetime value). Esse tipo de situação exige atenção e gastos particulares.
A ideia principal do CPM é demonstrar a relação custo-benefício dos anúncios exibidos em diferentes recursos online. Para encontrar a plataforma ideal com o público alvo e baixas taxas de CPM, é recomendado usar o método de teste de divisão. Planeje sua campanha de marketing digital para que dois ou três anúncios sejam exibidos em diferentes sites simultaneamente.
É razoável comparar os resultados depois de receber 3-5 mil impressões. Um profissional de marketing deve levar em consideração a taxa de CPM e a lucratividade da exibição do anúncio.
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