Taxa de conversão é o número de conversões ou ações dividido pelo número total de visitantes. Uma taxa de conversão também pode ser aplicada a outras ações, não estando exclusivamente ligada às vendas.
Conversão se refere a qualquer ação que você deseja que o consumidor execute, como clicar em um botão de call to action, inscrever-se em uma lista de e-mail, configurar uma conta ou qualquer outra coisa que você queira.
Medir o sucesso de seu site ou aplicativo mantém você no controle e capaz de fazer mudanças e tomar decisões inteligentes. É a chave para saber como melhorar, ver o que está funcionando em seu negócio e o que não está, além de aumentar as vendas.
Se você está se perguntando como calcular a taxa de conversão, saiba que é algo muito fácil de se fazer – simplesmente divida o número de conversões pelo número de interações.
Por exemplo, se 500 pessoas visitaram seu site e 40 pessoas se cadastraram, sua taxa de conversão é de 40 ÷ 500 × 100% = 8%.
A otimização da taxa de conversão, ou CRO “Conversion Rate Optimization”, é o processo de melhorar diferentes métricas para melhorar as conversões.
A maneira mais fácil de otimizar a taxa de conversão é usar o teste A/B. O teste A/B ajuda você a experimentar, apresentando uma versão ao grupo de usuários A e outra versão ao grupo de usuários B, para então ver qual tem melhor desempenho e fazer alterações com base nos resultados que irão melhorar as conversões. Seu teste A/B deve ir além de apenas experimentar cores ou fontes. Design e layout, texto do anúncio, otimização para mobile e muito mais… tudo isso importa e deve ser testado.
Depois de ter um site ou aplicativo atraente, facilitar a compra com você é a maneira mais simples de melhorar a taxa de conversão de vendas. Procedimento de checkout complicado ou longo com muitos campos de entrada, muitas opções ou exigindo qualquer ação adicional fará com que as pessoas abandonem a conversão no meio sem concluir uma compra/ação. Simplificar o processo de checkout leva a mais conversões.
Para empresas B2C, uma das maneiras mais simples de otimizar a taxa de conversão de vendas é oferecer frete grátis (sério), o que é explicado perfeitamente aqui:
Outras maneiras de otimizar as conversões são estudos de caso, depoimentos e análises. As pessoas querem confiar no que estão comprando e de quem estão comprando.
É importante observar que a taxa de conversão varia de acordo com o setor, meio e oferta.
De acordo com o WordStream, por exemplo, a taxa média de conversão da página de destino em todos os setores é de 2,35%.
No entanto, os 25% maiores alcançam a taxa de conversão média de mais de 5,31%. O que você deve buscar idealmente, no entanto, é o “top 10%”, com taxas de conversão médias de 11,45% ou maiores… em toda sua conta, não apenas nas landing pages.
Claro, você também deve considerar o setor em que está. A taxa de conversão média para finanças é superior a 5%, enquanto a taxa de conversão média de comércio eletrônico é inferior a 2%. Estude seus benchmarks do setor.
As metas de taxa de conversão são um pouco como uma situação de “mire nas estrelas, e pouse na lua” em que você trabalha para obter a taxa mais alta possível, embora esteja ciente de que pode não – e provavelmente não vai – atingir essa marca. Mas apenas mirando alto, você pousará alto.
Em média, 96% das pessoas que visitam o seu site não se convertem em uma venda, simplesmente porque ainda não estão prontas para a conversão. Remarketing é o processo de direcionar as pessoas que, digamos, visitaram seu site mas não compraram, através de múltiplos canais – nos resultados da pesquisa, em mídias sociais, YouTube, etc.
Remarketing lhe dá a oportunidade de:
Mais importante, o remarketing ajuda você a ficar em primeiro lugar na mente dos seus leads e, assim que eles estiverem prontos para a conversão, terão maior probabilidade de escolher você, aumentando sua taxa de conversão de vendas.
A taxa de conversão é uma das muitas maneiras de medir seu sucesso, mas pode ser a mais importante para ver como seu negócio está realmente indo. Você nunca poderá vender para todos, mas, se direcionar esforços para manter sua taxa de conversão alta deve ser a prioridade para a maioria de suas campanhas e estratégias.
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